sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Foi um dia diferente!

Logo de manhã fizemos uma surpresa à professora. Esperámo-la em silêncio e logo que ela entrou cantámos os parabéns , pois era o aniversário da professora Hélia.

Falámos da história do dia de reis e dos seus costumes. Lemos um texto sobre o tema onde falava dos cantares dos Reis ( Janeiras) e da tradição do Bolo Rei. Então juntamente aos meninos da Pré, começamos a fazer o bolo rei que depois foi a cozer no forno da avó do nosso colega João. A seguir ao almoço, os nossos bolos estavam prontos. E de tarde é que foi a festa. A professora trouxe um bolo de chocolate que tinha feito e também com os nossos bolos, lanchamos todos juntos: os meninos do 1º ciclo e da pré. Levamos ainda uma fatia de bolo rei para casa e nessa tarde houve reunião dos encarregados de educação e ainda houve bolos para eles.


A receita do nosso bolo rei:


Ingredientes:
Para o Fermento:
250 gr. de farinha sem fermento;
60 gr. de levedura (fermento de padeiro);
125 ml (+ ou -) de água.
Para a Massa:
1000 gr de farinha s/fermento;
200 gr. de açúcar;
200 gr. de margarina;
2dl de água ou leite magro;
6 ovos;
15 gr de sal;
100 ml de bebidas (rum, porto, aguardente, etc.);
600 gr de fruta cristalizada sortida picada;
150 gr de frutos secos (noz, pinhão amêndoa, etc.);
250 gr de sultanas.
Preparação:
Amassar os ingredientes para o fermento, fazer uma bola e tapar. Bater o açúcar com a margarina, juntar os ovos, aos poucos a água ou leite, as bebidas e o sal, juntar a farinha e amassar bem + ou - 10 minutos; juntar o fermento feito anteriormente e amassar até que a massa ganhe elasticidade. Deixar a repousar cerca de 5 minutos. Juntar as frutas e amassar só o necessário para envolver bem as frutas. Deixar levedar pelo o menos 1 hora, tapado com um plástico. Dividir em peças com o peso desejado, por exemplo, 500 gr, enrolar em bola e deixar repousar 10 minutos tapados. Colocar o cotovelo no centro da bola e carregar, com as mãos fazer uma argola não muito fina, colocar em tabuleiro levemente untado, pintar com ovo batido, polvilhar com pinhão ou amêndoa granulada ou outro, decorar com as frutas habituais e deixar levedar no tabuleiro mais ou menos, uma hora. Cozer à temperatura de 180º-200º (tempo de cozedura para peças de mais ou menos 500 gr - 25-30 minutos).Ao sair do forno pincelar com geleia e colocar montinhos de açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário