quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tradição do Dia de Todos os Santos






O Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) é feriado em Portugal.
Na nossa terra, ainda é tradição, as crianças, bem cedinho saírem à rua, em pequenos grupos para pedir o Bolinho, bolinho.
Noutras terras também lhe chamam o “ Pão por Deus”.
Passeiam por toda a aldeia, batendo de porta em porta e dizendo:
“ Bolinho, bolinho
P`ro meu taleiguinho
Bolão, bolão
Se não tiver bolinho
Dê pão”
Ao fim da manhã, as crianças regressam com os seus sacos de pano (taleigos) cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e às vezes até dinheiro.
Antigamente, todas as pessoas iam pedir “o pão por Deus” porque havia muita pobreza e tinham a necessidade de pedir. Hoje, já só pedem as crianças, para não se perder a tradição. Ainda bem que, na nossa aldeia, continuamos a preservar algumas tradições.
Neste dia, também é costume fazerem-se broas para comer e dar.
Como foi feriado e não houve escola no Dia de Todos os Santos, resolvemos fazer hoje as nossas broas, juntamente com os meninos da Pré. Depois foram cozidas no forno de lenha de S. Martinho das Amoreiras.
E agora estão prontas!
São servidos?

Broas de Mel do Alentejo

Ingredientes/ Material

5 dl de mel; 5 dl de azeite; 6 ovos; 250 g de açúcar; 1 colher de sopa de canela; 1 colher de sopa de erva-doce; farinha de milho; farinha de trigo; açúcar pilé.

Broas da Madeira

Ingredientes/ Materiais:
! /2 kg de farinha; 375 g de açúcar; 375 g de manteiga; 4 ovos; raspa da casca de um limão; i colher de chá de bicarbonato; uma colher de chá de canela; 2 colheres de sopa de vinho da Madeira; 2 colheres de sopa de aguardente.

Estas foram as receitas que seguimos...

Sem comentários:

Enviar um comentário